terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rio de Janeiro não é só o Cristo Redentor.


Hoje eu resolvi que vou falar um pouco sobre um lugar que eu gosto muito: O Rio de Janeiro.

Mas é a cidade do Rio, mais específicamente falando.

Hoje eu fui no centro do Rio (na Estação de Trens Central do Brasil, para ser mais clara), e sinceramente, não sei como conseguimos as Olimpíadas de 2016. Que lugar mais nojento! Eu sou do tipo que defende o Rio até a morte, mas hoje consegui enxergar um pouco das críticas que as pessoas fazem.

A imagem que as pessoas tem do Rio de Janeiro é a zona sul: Copacabana, Ipanema, Aterro do Flamengo, Leblon... Ou então as favelas, mas favela já se espera que seja um lugar feio mesmo, então não tem esse impacto todo.

Hoje tive mais certeza ainda de que não tenho vontade de morar lá na capital. Eu prefiro, sinceramente, São Gonçalo ou Niterói. E olha que é grave eu dizer isso ! São duas cidades que não tem um bom sistema de transporte público e nem uma boa rede de ensino público... Mas eu achei que Niterói é bem mais organizada, limpa, etc etc do que o centro do Rio. Sem noção do quanto isso é grave.

Eu nunca tinha reparado isso, porque na verdade, a cidade do Rio está maquiada. Por fora é linda, ali no centro, Presidente Vargas, etc. Mas quando se vê por dentro, fica óbvio o desleixo que se tem com a limpeza das ruas, a quantidade de moradores de rua (uma coisa que eu acho muito incômoda), a bagunça que é aquilo ali. Não sei se isso é só aonde eu fui, mas eu sei que não gostei nem um pouco do que eu vi. Na mesma hora que vi aquelas coisas, fiquei horrorizada ! Veio na minha cabeça imediatamente as Olimpíadas de 2016, será que vai dar tempo de resolver esses problemas, que não são nem assim tão difíceis de resolver? Tá bom, não é o Rio todo que está assim. Mas a cidade vai sediar um evento muito importante do esporte, cara. Eu espero que já tenham um plano para deixar toda a cidade num nível razoável, pelo menos. A desigualdade é enorme nos lugares.

Sempre amei meu estado e meu país, mas sinceramente? Será que um dia eu vou conseguir ver o meu tão amado Brasil do jeito que um país de primeiro mundo é? Temos tanta coisa a fazer. Só não entra na minha cabeça o porquê as nossas autoridades não colocam esse país para frente. Por que não investir em educação? Realmente a educação, em todos os sentidos, é a base de qualquer estado. Com a educação teríamos pessoas mais conscientes, mais educadas, mais agradáveis. Por que não tem um filho da puta para fazer as coisas do jeito certo?

Às vezes eu fico um pouco irritada com as pessoas, porque todo mundo reclama o tempo todo de tudo. Mas agora consigo ver que as pessoas não estão tão erradas assim de reclamarem, realmente está tudo uma grande merda! Infelizmente, eu me sinto de mãos atadas, acho que todos nos sentimos assim. Até o nosso poder de voto não é uma garantia de que tudo mudará, porque a gente não sabe quem está ou não falando a verdade dentro da política. Isso é muito desesperador. Onde nós vamos parar?

Não adianta falar para as pessoas se conscientizarem na hora de votar se não tem uma pessoa que realmente esteja disposta a mudar essa coisa toda. O que acontece se todo mundo votar em branco? Até que seria interessante né? Seria um jeito de protestar contra essas autoridades de merda. Mas vergonha na cara é assim: uns tem, outros definitivamente não tem.

É isso aí, enquanto isso eu fico aqui tentando achar uma solução para o que eu estou vendo. Até que ponto nós podemos fazer alguma coisa para mudar isso tudo? Até aonde a nossa “liberdade de votar” é útil? Não adianta de nada ter liberdade de votar em quem quiser, se não tem um que preste.

Esse foi o meu ponto de vista, que vocês possam me perdoar se eu estiver errada.


"A esperança não vem do mar, vem das antenas de TV.

A arte é de viver da fé

Só não se sabe fé em que."

Um comentário:

  1. Revoltei agora, fiz um comentário e deu erro na hora de postar hahahahahaha.

    Eu sou de São Paulo, nasci aqui e desde pequena tenho uma birra enorme com cariocas, são poucos os que eu considero. Meu namorado é carioca e a gente vive em pé de guerra por causa disso, mas por pura implicância mesmo... Enfim. A questão é que o que me deixa mais louca da vida com as pessoas aí é que são todos cegos! Acham que RJ é só praia e novela. Seu texto ficou ótimo, menos uma Carioca cega no país.

    ResponderExcluir