Muita preguiça de manhã, AH...
Falando em escola, lembrei-me de uma pequena reclamação que fiz uma vez em forma de texto. Não vou digitá-la aqui, porque estou com preguiça, desculpa. Outro dia eu faço isso.
Bom, eu estudo em um colégio público, um colégio estadual do Rio de Janeiro.
Muitas vezes me pego pensando, porque existe esse preconceito contra colégios públicos. São os professores? Bom, a maioria dos meus professores são pessoas de alto nível em termos de qualidade, são professores que dão ou já deram aula em colégios particulares BONS também.
O problema talvez seja o comportamento dos alunos. Aluno de escola pública se acha no direito de ser sem educação, talvez porque passa na cabeça de um energúmeno que ele é pior do que outros e precisa muito dar uma de bonzão, bandido, valentão. NOSSAAAAAAAAA, como eu odeio isso.
Se eu pudesse eu abriria a cabeça de cada pessoa dessa e colocaria a idéia de que ele é IGUAL a um aluno de escola particular. A condição social de uma pessoa não faz ela ser melhor ou pior do que alguém. Acho que lá no fundo mesmo o que dá na cabeça de alguns alunos da rede pública de ensino, é que ele é ruim, pobre, fudido. Mas não, não é isso.
Eu não me acho assim, estudei minha vida toda praticamente em colégio público e não tenho vergonha de dizer.
O que eu acho escroto também são alunos de colégio particulares falando que a cota para estudantes de escola pública nas faculdades públicas é injustiça.
INJUSTIÇA? Injustiça é você que estudou a vida inteira num colégio particular e provavelmente ter condições de pagar uma faculdade particular querer tirar a oportunidade de alguém que não tem condições de pagar nem um colégio particular. Como esse povo só olha para o próprio umbigo, meu Deus.
E também tem o fato de alguns colégios particulares fazerem tipo um curso preparatório para o ENEM.
Oi? Sabe o que significa ENEM? Exame Nacional do Ensino Médio (: Ou seja, vai avaliar o aluno sobre o que ele aprendeu naturalmente, não é pra fazer um cursinho por fora pra conseguir mais dinheiro pro seu bolsinho e o aluninho passar no ENEM.
Eu não estudo pra prova de concurso assim, não agora. Essas provas... Prova Brasil, OBMEP e tal. Não estudo. Isso é uma avaliação do que os alunos estão aprendendo. As premiações eram pra ir para os alunos realmente capacitados, e não aqueles que estudaram pra ganhar um Notebook.
Posso parecer hipócrita, mas sim, quando chegar a hora de fazer o ENEM eu vou estudar sim. Mas vou estudar o que aprendi na escola, não vou entrar em um curso preparatório pra isso.
Pré-vestibular já é outra história, mas enfim.
Então fico realmente indignada quando vem um aluno que estudou a vida inteira num colégio particular me falar 'Ah, a cota para estudantes de escola pública e a preferência é a maior injustiça'.
Injustiça é o caralho. Injustiça é isso que você está falando.
Se fosse desse jeito, muitos alunos de escola pública não fariam faculdade nessa vida.
Eu seria uma, meus pais não tem dinheiro para pagar uma faculdade particular. Então eu ia fazer o que? Como muitos fracos fazem, achar que não tem oportunidade nessa vida, e na primeira topada desistir.
Mas não, eu tenho fé que um dia vou chegar bem mais longe do que me é permitido, força de vontade não vai faltar.
Então você aí, aluno da rede pública de ensino, seja de onde for.
Você não é pior do que ninguém, você é uma grande pessoa, só depende da sua força de vontade.
Então corre atrás, corre porque hoje em dia até a nossa passagem de ônibus está ficando limitada.
Então por favor, não desiste no meio do caminho, só para de lutar quando você conseguir o que deseja.
Fica a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário