quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ouvindo: Hey, Soul Sister - Train


Liberdade.

Bom, esse era um assunto que eu queria falar a muito tempo já.

No segundo bimestre, na escola, eu estudei sobre Liberdade, em Filosofia. É muito interessante porque é um tema que aborda várias dúvidas na nossa cabeça. Vou até citar uns pedaços da aula por aqui, créditos ao meu professor Marcelo Will, de Filosofia.

Então, liberdade seria o que? Acho que cada um tem um modo diferente de enxergar a liberdade. Liberdade | s. f. | s. f. pl. 1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de Outros.

O que seria isso, na verdade? Segundo o dicionário, liberdade é o direito que nós temos de agir do jeito que quisermos, contanto que isso não atrapalhe a vida de ninguém.

Aí entra a aula de Filosofia, onde o meu querido professor (puxa saco sim, ok?) disse que: “A nossa liberdade acaba aonde começa a liberdade do outro.” O que não deixa de ser verdade, se for analisar.

Nós temos a ilusão de liberdade, que na verdade não é tão liberdade assim. Na verdade, nós temos liberdade de agir conforme os limites que nos deparamos o tempo inteiro. Por exemplo: você tem a liberdade de ficar dias sem comer, mas o limite que o seu corpo impõe é que se você ficar muito tempo sem comer, você fica desnutrido, e ficando desnutrido, você morreria.

Eu gosto de usar o exemplo do voto também. Nós temos a liberdade de votar, mas geralmente não temos um político decente para votar. Então, a condição para nossa liberdade de votar, é votar nos candidatos que nos são oferecidos (ou votar nulo, ainda temos essa liberdade).

O que realmente eu quero dizer, é que algumas pessoas estão equivocadas pensando que liberdade é fazer o que bem quer. Você pode até fazer isso, mas sempre terá um limite.

E entrando novamente na minha aula de filosofia, o que nós precisamos para ter a nossa tão sonhada liberdade? Qual a condição para ser livre?

Quando adolescentes, precisamos primeiramente ter responsábilidade, para assim adquirir a confiança de nossos responsáveis e só assim poderemos ser livres.

Quando nos tornamos adultos, precisamos agir de acordo com as regras da sociedade, para poder continuarmos com a nossa liberdade limitada.

Não sei se estaría certa dizendo que a liberdade ilimitada, na verdade, é uma ilusão construída por vários aspectos. Mas se observarmos bem, veremos que realmente nossa liberdade é limitada, aos limites do corpo, aos limites da mente, aos limites da sociedade, aos limites da nossa vida.

Concluo que não somos completamente livres, mas mesmo assim passamos a nossa vida querendo liberdade. Porque na verdade, liberdade é uma coisa boa, pena que é limitada. Mas e se não fosse? Muitas pessoas não sabem utilizar a liberdade limitada que já possuem, imagina se não houvessem limites. Por que muitas pessoas não sabem usar a sua liberdade? Considere um bandido. Ele usa sua liberdade para fazer coisas erradas, como roubar, matar e coisas do gênero. Então, isso seria uma liberdade mal usada. E como quase tudo nessa vida, quando a gente não sabe usar, a gente acaba perdendo.

Então é isso né, acho que dá para refletir um pouco com esse texto e dar um pouco mais de valor à nossa liberdade, mesmo que ela seja limitada. E se você não tem essa liberdade, é melhor começar a pegar um pouco mais de responsabilidade, compromisso, confiança, que aí sim você poderá usufruir desse bem que todos nós já nascemos tendo.

3 comentários:

  1. Você é demais, Monique! Estou cada vez mais surpreso.
    Você é uma dessas poucas cabeças que pensam.
    Parabéns!!!
    Obs.: Já passou de série, conquanto que não falte.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez Monique. Em minha opinião, liberdade é seguida de responsabilidades e que enfim,nos tras consequencias,seja ela boa ou ruim. Ser responsavel nos garantem confiança e respeito ao proximo. Os Jovens deveria ler o que você escreveu,não so essa postagem,mais todas. Geralmente os jovens de 14 a 19 anos,não param pra ler livros,assistir jornal,ler revistas etc,e ficam desatualizados, tornando-se muitas vezes inrresponsaveis por suas consequencias. Eu mesmo tenho 18 anos,quero fazer psicologia,adoro ler textos que me faz refletir,não só sobre minha vida,mais como a vida das pessoas que estão ao meu redor(analiso isso pra mim mesma,não comento nada,pois talvez possa ser uma falta de respeito). Mais é isso,estou adorando cada vez mais seu blogspot. Quero sempre vim para ler e refletir.
    Beeeijão (:

    ResponderExcluir
  3. Post incrivel amiga!
    adorei,como sempre!

    ResponderExcluir